domingo, 28 de novembro de 2010

Música e identidade.



Sou um daqueles caras, que precisa de música pra tudo, e quando eu digo tudo, é tudo mesmo. Escuto enquanto lavo a louça, estudo, caminho, escovo os dentes, tomo banho, escuto música até quando já estou escutando música, entre outras dezenas de tarefas cotidianas. Por influencia da família, ainda quando criança, tive muito contato com o samba, bons tempos aqueles ... E não, não estou falando que só se fazia música boa antigamente. A música tem um papel importantíssimo na minha vida, é uma grande amiga, as vezes briga comigo, mas eu sei, é tudo pro meu bem. Ela me ajuda nos piores momentos, dá um jeito de animar a galera pra dançar e se divertir, me incentiva a tomar atitudes difíceis. Acho interessante abrir o baú cheio de pó, mais conhecido como passado, e analisar as fases pelas quais passei e oque eu escutava naquela época. Antes dos 14, eu fui bem "normal", pra não dizer alienado. A grande virada que tive na vida foi após esse tempo dos 14. Comecei a levar a música mais a sério, usando-a para refletir e aprender. É claro, ainda escuto música "fútil", mas não pago pra entrar num show e muito menos as tenho no meu computador pra escutar diariamente. O estilo de muitos é defenido através da música, é praticamente uma identidade que você recebe após escolher suas bandas e grupos prediletos. Atualmente existe música pra todos os gostos, desde o tecno brega ao horrorcore, do power pop ao sertanejo universitário. É fato, cada estilo musical tem sua função, assim como tudo que abrange massas. A música comercial, por exemplo, invade facilmente a cabeça das adolescentes, e elas o defendem com unhas e dentes, doce ilusão, modinhas duram pouco tempo mas levam rapidamente verdadeiras fortunas arrancadas com carisma e beleza. Entre outras funções, existem algumas que não visam somente o lucro, mas sim transmitir cultura e inteligência a todos que ouvirem o som, o rap é um grande exemplo de definição de personalidade ou ideologia, assim como o reggae. Existe ainda, a música eletrônica que mexe com qualquer um, querendo ou não. Particularmente escuto música muitas vezes, pra me acalmar, sacomoé, stress faz mal pra pele. Milhares de casais escolhem, e muitos ainda vão escolher, uma música "tema" para o namoro, quer um conselho? Faça isso, mas tenha em mente que a música nunca vai acabar, ela vai continuar lá esperando que o destino te coloque no caminho dela, independente de que as lembranças te tragam um choro ou um belo sorriso. Quer outro conselho? Ache você mesmo seu estilo, não deixe a mídia interferir nesse processo de busca do "quem sou eu". Passar bem! 

Um comentário:

  1. Eh verdade mano, eu durmo sonhando com música, por falar nisso vou por meu baguio de ouvir música pra recarregar, senão morro no busão, ouvindo papos de gente que não falam nada com nada. haha.

    ResponderExcluir